O trabalho com a Geografia nos anos iniciais
Como o trabalho com o componente de Geografia se desenha na BNCC para os anos iniciais.
O ensino de Geografia nos anos iniciais é sempre motivo de grandes debates e desafios. Infelizmente nos cursos de formação de pedagogos o ensino da Geografia (História e Ciências também) ficam relegado ao segundo plano e o pedagogo acaba por não se apropriar dos conceitos, procedimentos e da transposição didática destes para seus alunos.
Ao se trabalhar com o ensino de Geografia com pedagogos, precisamos pensar em duas vertentes: apreender os conteúdos e procedimentos da Geografia enquanto ciência e o ensinar a Geografia enquanto uma disciplina escolar que tem por objetivo despertar na criança o olhar sobre o mundo para transformá-lo.
A Geografia na BNCC está organizada em grandes unidades temáticas. Cada uma dessas unidades se subdivide em objetos do conhecimento que, por sua vez, se traduzem na habilidade. Ao pensar o ensino por meio das habilidades, o pedagogo deve articular o conceito (conteúdo conceitual), com o aprender a fazer (conteúdo procedimental) e com a transformação interna (conteúdo atitudinal). Neste sentido, faz se necessária uma formação que consiga destrinchar cada uma das habilidades da BNCC para que o professor consiga construir aulas significativas, que realmente contemple cada uma das habilidades da BNCC e que oferte uma formação integral para seus alunos.
Artigo escrito pelo Prof Dr Ivan Claudio Guedes
Contatos:
Redes sociais: @icguedes
Canal no Youtube: icguedes