O trabalho de mentoria na Educação
“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” (Aristólteles)
Para lidar com os desafios que o século XXI nos traz é preciso ter a habilidade de aprender a aprender. É ser flexível, analisar o erro como processo de aprendizagem, é analisar, avaliar e buscar novas soluções para as situações que se apresentam. Aprender a pesquisar, a conviver respeitosamente com opiniões diversas, analisar cenários, selecionar fontes e informações seguras, são algumas das habilidades necessárias para interagir de modo positivo em nossa sociedade hoje que é tecnológica e plural.
Isto faz com que os profissionais destes novos tempos precisem ter como características: olhar empreendedor, relacionamento interpessoal, seja proativo, liderança, comunicação, assertividade, criatividade, curiosidade e cultura.
No espaço escolar isto não é diferente e nós, profissionais de educação, também precisamos buscar o autodesenvolvimento com qualificação e capacitação profissional, para assim, atingir níveis de alta performance com excelência.
O processo formativo permanente dos professores, coordenadores e gestores escolares inclui tanto a formação inicial como sua continuidade ao longo da vida profissional, e é um meio de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no espaço escolar, com diálogo e reflexão sobre a prática.
O objetivo do estudo continuado deve ser aprimorar, de modo consistente e contextualizado a prática docente, buscando a qualidade da aprendizagem dos alunos e favorecendo a valorização do educador, do espaço escolar e o alcance das metas propostas pela Instituição para a educação. O preparo da equipe gestora e de coordenação para que possa dar suporte aos docentes também deve fazer parte deste processo contínuo de formação.
Um dos modelos de capacitação profissional é a mentoria que tem como foco capacitar pessoas por meio de ações pedagógicas que permitem o aperfeiçoamento e a ampliação da prática profissional, podendo começar no período de formação inicial e ao longo da formação continuada.
A mentoria voltada para os profissionais de educação busca valorizar toda a experiência que os profissionais possuem, trazendo novas necessidades, reflexões e estratégias que promovem o crescimento profissional.
Este modelo de capacitação possibilita a elaboração de um programa de formação continuada personalizado, no qual o educador tem o apoio de um especialista para melhorar sua prática, planejamento das aulas e da rotina escolar.
Este programa é organizado a partir de uma entrevista diagnóstica com o profissional para conhecer sua história, metas e necessidades. Com estas informações é ofertado um programa personalizado que prevê encontros semanais ou quinzenais entre o educador e o mentor, além da análise de planejamentos ou ações desenvolvidas na escola que serão enviadas para análise e devolutivas com encaminhamentos.
A mentoria abre um espaço de diálogo e reflexão para que o profissional possa falar sobre questões com seus alunos, organização de aulas, implantação de estratégias inovadoras, estudos e desenvolvimento de metas pessoais e profissionais.
Para gestores e coordenadores este programa auxilia na discussão, reflexão e busca de alternativas para situações do dia a dia escolar como: relação com as famílias, como os docentes, como alunos, como organizar planos de formação e intervenção para os alunos, como criar ações para captação e manutenção de alunos.
A Pita Assessoria Educacional oferece um plano de mentoria para gestores, coordenadores e professores de todos os segmentos com a Profa Me Tatiana Pita.
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Entre em contato: www.pitaassessoriaeducacional.com.br