Carregando Idioma...

Atividades para realizar com as crianças em casa

Atividades para realizar com as crianças em casa

As tão esperadas férias chegaram. Mas este é mais um ano diferente, pois continuamos com os cuidados em relação à Pandemia, mantendo o distanciamento social, sem aglomerações, usando máscaras e álcool em gel.

Neste primeiro semestre, a maioria das crianças e jovens esteve em aulas remotas. Ainda estamos muito mexidos com todas as consequências da Pandemia em nossas vidas profissionais e pessoais.

Por estes motivos, o atual período de férias é uma excelente oportunidade de limpar a mente, tirando os pensamentos tristes; descansar das telinhas e ainda manter as normas de segurança contra a Pandemia.

Abaixo, algumas sugestões:

- Cuidando das plantas: se na sua casa não tiver uma hortinha, que tal fazer uma com as crianças? Vocês podem adquirir todo o material pela internet: vasos, terras e sementes que desejam plantar. Faça a pesquisa, com ajuda das crianças, sobre o que comprarão e o que desejam cultivar. Quando os materiais chegarem, escolham o lugar onde ficará a horta (hoje, há versões para todos os tipos e tamanhos de ambientes), leiam juntos as instruções, plantem juntos, peça que as crianças façam as plaquinhas de identificação do que está plantado. Podem usar palitos de sorvete ou churrasco e sulfite para escrever os nomes e desenhar o que plantaram.

- Chá das cinco: convide as crianças para prepararem o café da tarde, com alimentos feitos por elas ou com o que tiverem em casa. O objetivo é pararem nesse horário para sentar à mesa, compartilhar o que fizeram, estarem juntos, conversarem. Escolham lugares diferentes para o café: varanda da casa, quintal, jardim onde possam fazer pic-nic.

- Jogo do dia: que tal escolher um jogo de tabuleiro por dia? Podem ser os prontos que temos em casa ou construídos pela família, o que é mais gostoso ainda. Vejam alguns modelos:

- Jogo da velha: 

Um quadrado de papelão

Fita colorida ou canetinha grossa

1 folha de sulfite

18 tampinhas

Modo de elaboração:

No quadrado de papelão (aproximadamente 20 cm X 20 cm) fazer a marcação do “jogo da velha” com fita colorida ou com a canetinha.

Colar, nas tampinhas, bolinhas de sulfite para desenhar nove bolinhas e nove X.

Pronto: é só jogar.

- Cinco Marias:

Retalhos de tecido (pode ser de uma roupa que vocês não usam mais ou paninhos de limpeza)

Arroz

Modo de elaboração:

Corte cinco retângulos de tecido 8 cm X 11 cm.

Dobre cada um e costure em volta, deixando uma abertura de um dos lados. Nesta etapa precisamos ajudar as crianças.

Encha os saquinhos com arroz e feche à mão.

- Pega-varetas:

Palitos de churrasco

Tinta colorida ou canetinhas

Modo de elaboração:

Pintar os palitos:

14 varetas amarelas

14 varetas vermelhas

6 varetas verdes

6 varetas azuis

1 vareta preta

Valores das varetas:

Amarelas: 5 pontos cada

Vermelhas: 10 pontos cada

Verdes: 15 pontos cada

Azuis: 20 pontos cada

Preta: 50 pontos.

- Mexendo o corpo:  mesmo em casa, podemos fazer exercícios que nos ajudam a manter o movimento.

- Morto-vivo

- Espelho: imitando o movimento do outro

- Estátua

- Hora da dança

- Lendo em conjunto: escolham um livro de preferência de todos. Ele será lido em capítulos e cada dia por um membro da família. Se as crianças forem pequenas, escolham livros menores, uma história por dia. E na vez delas, permita que contem usando as ilustrações e a imaginação para construir a história.

- Colecionando: aproveitem este período para criar coleções: tampinhas; carrinhos; fotos de animais, de carros ou de outra coisa conforme a preferência das crianças, etc. Discutam o que é uma coleção, o que desejariam colecionar e como colocar em prática.

- Passeios ao ar livre: evitem lugares fechados ou cheios de gente para passear neste período. Prefiram parques abertos onde possam andar de bicicleta, correr, caminhar. Sempre levando a máscara e o álcool em gel. Evitem comer nesses lugares. Se forem viajar, confirmem sobre medidas de distanciamento social adotadas nos destinos, escolham lugares com mais natureza e atividades ao ar livre. Nesses momentos, façam um combinado (toda a família, não somente as crianças) de todos ficarem sem celular.

Vocês podem ainda: cozinhar juntos, montar quebra-cabeça (prontos ou fazer), criar brinquedos a partir de sucatas (deixe a imaginação solta). O importante é desligar os aparelhos eletrônicos e ligar o bom papo, as risadas em família e as boas lembranças que vão ser construídas. 

Se você não está de férias nos mesmos dias em que seus filhos estão, veja um período do dia em que possam fazer alguma coisa juntos. O que vale não é a quantidade do tempo, mas a qualidade do que vivemos juntos.

As memórias que construímos na infância nos ajudam a amadurecer e são muito significativas para a construção de nossa identidade.

Aproveitem as férias para construir memórias com seus filhos!

Publicações Relacionadas