Ser professor
Um breve relato para refletirmos sobre o dia dos professores.
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem."
Paulo Freire
Quando criança minha brincadeira favorita era de escolinha. Eu trazia o giz da escola que ganhava da professora, colocava minhas bonecas sentadas e passava lição na parede que fazia de lousa. Sempre que perguntavam o que desejava ser profissionalmente ao crescer, dizia professora.
Ao me formar, lembro que minha amada avó me presenteou com um avental rosa (tradicional naquela época) e um estojo de madeira para guardar o apagador e o giz. Quanto valor carregavam estes dois objetos. Quanto emoção ao colocar aquele avental pela primeira vez.
O tempo passou e me tornei professora. Comecei na Educação Infantil, passei pelos anos iniciais, anos finais, ensino médio, coordenação e direção. Com o tempo passei a me dedicar a formação de professores da rede pública e privada pelo Brasil, também na graduação e na pós-graduação.
E lá se foram 30 anos cheios de histórias. Conheci pessoas de tantos lugares, com tantos sonhos, tantas necessidades. Fui chamada de tia Tati, profe, professora, prô. Ganhei cartinhas, presentes, beijos e abraços.
Já fui escolhida para ser paraninfa de turmas da Pedagogia. Ganhei uma maçã enorme de alunos de uma turma da graduação no Dia dos Professores. Perdi as contas de quantas vezes chorei em festas de encerramento, vendo as turminhas dançando e cantando. E quantas mensagens recebo todos os dias mensagens de ex-alunos nas redes sociais me contando suas conquistas profissionais.
Alguns vezes os dias não foram tão bons assim: já chorei com as histórias dos alunos, já me senti desvalorizada, já pensei em desistir. Mas um novo dia sempre chegou e me fez acreditar e continuar.
Sou daquelas que ama educação, que acredita que só com uma educação de qualidade e para todos e todas que seremos capazes de construir uma sociedade igualitária e democrática. Me orgulho em dizer que sou professora.
E sei que não estou sozinha, pois nestas minhas andanças pelas escolas do Brasil, quantos professores e professoras apaixonados conheci e conheço. Muitas vezes, com pouca infraestrutura, fazendo a diferença na vida de seus alunos, nem sempre valorizados como deveriam, mas lutando e acreditando em um futuro melhor.
Se eu pudesse escolher um presente para este Dia dos Professores, gostaria de pedir que em todas as escolas deste país, meus colegas pudessem ter condições de trabalho, melhor remuneração e oportunidade de crescimento profissional.
Para todos os professores e professoras, desejo força, coragem e mãos dadas para enfrentarem as dificuldades da profissão. Desejo abraços, beijos, cartinhas e conquistas que nos fazem sorrir e acreditar no valor das aprendizagens.