Cuidar do meio ambiente é preservar a vida
No dia 5 de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Esta é uma data para dialogarmos e refletirmos sobre nossa relação com o meio, como estamos vivendo as consequências de nossas ações sem planejamento e controle.
É hora de entendermos que os recursos naturais podem esgotar, que nossa existência depende de uma mudança radical para restaurarmos os ecossistemas.
A BNCC, na área de Ciências da Natureza, nos convida a auxiliar nossas crianças e jovens a desenvolverem um novo olhar para o mundo em que estão inseridos, compreendendo a responsabilidade de seus atos:
“Espera-se, desse modo, possibilitar que esses alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.” (BNCC – pág. 321)
A população mundial cresceu consideravelmente nos últimos anos, o planeta e suas reservas não serão suficientes para nossa sobrevivência.
Precisamos mudar a frase: “que mundo deixaremos para nossas crianças” para “que pessoas deixaremos para o mundo”.
Muitos documentos e pesquisas são produzidas sobre esta questão. Todos concordam que alguns pontos são considerados mais críticos na questão ambiental:
Crescimento demográfico acelerado
Urbanização acelerada
Desmatamento
Poluição marinha
Poluição do ar e do solo
Poluição e eutrofização de águas interiores – rios, lagos e represas
Perda da diversidade genética
Efeitos de grandes obras civis
Alteração global do clima
Aumento progressivo das necessidades energéticas e suas consequências ambientais
Produção de alimentos e agricultura
Falta de saneamento básico
Na escola podemos trabalhar estas questões de modo interdisciplinar, mudando hábitos e trazendo o debate e a reflexão para nossas aulas, lembrando que a escola é espaço de formação integral.
Abaixo algumas sugestões:
- A leitura de livros paradidáticos para iniciar discussões interdisciplinares. As editoras têm materiais de qualidade que podem ser boas ferramentas em sala.
- Projetos em parceria com a comunidade em que a escola está instalada: análise das questões que podem ser problemáticas no bairro em que residem, buscando com a turma soluções criativas e inovadoras para estas questões, com a parceria da comunidade.
- Hábitos de consumo na escola: buscar ações que mudem os hábitos de todos na escola com uma cantina mais saudável e sustentável, coleta seletiva de lixo, consumo de materiais reciclados, reaproveitamento de materiais didáticos e uniformes, campanhas de reuso.
- Consumo responsável: campanhas de consumo sustentável feitas pelas turmas e divulgadas para a comunidade escolar.
- Visitas técnicas a locais de produção sustentável, empresas preocupadas com o meio ambiente, hortas orgânicas.
- Projetos de empreendedorismo: criar com as turmas projetos de pequenas empresas que produzam ideias ou produtos que não agridam o meio ambiente e que respeitem o consumo sustentável.
- Trazer para as aulas de todos os componentes curriculares textos, vídeos, podcast, pinturas, imagens que possam oportunizar o diálogo e a reflexão em sala.
A esperança de uma recuperação da saúde do meio ambiente está na formação de uma geração mais consciente de suas responsabilidades, que tenham um olhar mais coletivo.
“Vocês estão falhando conosco. Mas os jovens já começaram a entender sua traição.
Os olhos de uma geração futura inteira estão sobre vocês.
E se vocês escolherem fracassar. Eu lhes digo: nós jamais perdoaremos vocês.
Nós não vamos deixar vocês fazerem isso.
É aqui e agora, que nós colocamos um limite. O mundo está despertando. E a mudança está chegando, quer vocês queiram ou não.” (Trecho do discurso de Greta Thunberg, no Encontro da Cúpula sobre ação climática.