Artigo Lendo para as crianças em família

Lembra de sua história favorita? As histórias são um portal mágico que nos levam para muitas aventuras. Conhecemos lugares, relatos, culturas, tradições, personagens reais e mágicos. Heróis e vilões que nos ensinam valores, como lidar com conflitos, como lidar com nossos sentimentos e sonhos.

Gosto pela leitura não se ensina, se vive e se experimenta. E isso se dá pelo exemplo, pelo contágio, pelo entusiasmo com que apesentamos este universo ao outro.

O hábito e o prazer pelas histórias, por meio das discussões e reflexões que apresentam, desenvolvem em nossas crianças competências importantes para seu pleno desenvolvimento, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  • Valorizar as diversas manifestações culturais e artísticas.
  • Utilizar diferentes formas de comunicação.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
  • Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Ouvir histórias também desenvolve a atenção e a escuta real. Se feito em família é um momento inspirador e cria memórias afetivas.

Que tal criar este hábito em sua família? Veja algumas dicas para tornar este momento mais prazeroso e significativo para todos.

  • Escolham um horário em que todos possam estar juntos para ouvir as histórias. Desta forma incorporando a hora da história a rotina da família, se tornará um hábito.
  • Não crie este hábito apenas se tiverem filhos pequenos. Ouvir histórias é prazeroso em qualquer idade. Mesmo que os adolescentes se mostrem um pouco mais resistentes, escolher histórias adequadas para esta faixa etária.
  • Escolham um lugar aconchegante da casa, para todos poderem ficar confortáveis enquanto ouvem a história.
  • Destinem um tempo para esta apreciarem a história. Vinte minutos são o suficiente. Não apresse o momento, ouça com atenção seus filhos. Vamos aprender juntos a aproveitar o tempo com qualidade: ouvir e ser ouvido.
  • Desliguem os aparelhos tecnológicos no momento da contação de histórias. Lembre-se que aprendemos com o exemplo. Desligue seu celular também.
  • Escolham as histórias que serão contadas.
  • Façam um rodízio entre a família de quem contará a história. Mesmo quem tiver crianças pequenas, que ainda estão em processo de aquisição da leitura, devem participar deste rodízio. Deixe-as contar a história a partir da leitura das imagens ou dos textos que têm de memória. O que vale aqui é a ação do contar história e da apropriação do ato de ler.
  • Após a leitura ou narrativa de memória da história, discutam o que ouviram, o que sentiram, se gostaram ou não, o que mais chamou a atenção. Importante este momento de reflexão do texto.

Dicas para escolher o tipo de história que mais atrativa, de acordo com a idade dos seus filhos:

IdadeTipo de narrativas
Até 3 anos: fase pré-mágica– Histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza (humanizados). – Histórias de crianças.
3 a 6 anos: fase mágica– Histórias de repetição e acumulativas. – Histórias de fadas.
7 anos– Histórias de crianças, animais e encantamento. – Aventuras no meio ambiente próximo: família, comunidade. -Histórias de fadas.
8 anos– Histórias de fadas com enredo elaborado. – Histórias humorísticas.
9 anos– Histórias de fadas. – Histórias vinculadas à realidade.
10 anos em diante– Aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções. – Fábulas, mitos e lendas. – Narrativas mágicas com elementos de suspense, aventura.

A leitura é libertadora e muito contribui para nossa formação. Dê este presente a você e a seus filhos. Este momento em família será de grande significado emocional e cognitivo para todos.

“Porque, no fundo, os livros são isso: conversações de vida. E sobre a vida, sim, é urgente aprender a conversar” – Yolanda Reyes

Compartilhar:

Artigo escrito por:

Tatiana Pita

Tatiana Pita

Pedagoga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Psicopedagogia pela UNIP. Mestre em Educação pela PUC-SP, no programa História, Política e Sociedade, atua como docente nos cursos de graduação em Pedagogia e em programas de pós-graduação na área educacional.