Lembra de sua história favorita? As histórias são um portal mágico que nos levam para muitas aventuras. Conhecemos lugares, relatos, culturas, tradições, personagens reais e mágicos. Heróis e vilões que nos ensinam valores, como lidar com conflitos, como lidar com nossos sentimentos e sonhos.
Gosto pela leitura não se ensina, se vive e se experimenta. E isso se dá pelo exemplo, pelo contágio, pelo entusiasmo com que apesentamos este universo ao outro.
O hábito e o prazer pelas histórias, por meio das discussões e reflexões que apresentam, desenvolvem em nossas crianças competências importantes para seu pleno desenvolvimento, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
- Valorizar as diversas manifestações culturais e artísticas.
- Utilizar diferentes formas de comunicação.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
- Agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Ouvir histórias também desenvolve a atenção e a escuta real. Se feito em família é um momento inspirador e cria memórias afetivas.
Que tal criar este hábito em sua família? Veja algumas dicas para tornar este momento mais prazeroso e significativo para todos.
- Escolham um horário em que todos possam estar juntos para ouvir as histórias. Desta forma incorporando a hora da história a rotina da família, se tornará um hábito.
- Não crie este hábito apenas se tiverem filhos pequenos. Ouvir histórias é prazeroso em qualquer idade. Mesmo que os adolescentes se mostrem um pouco mais resistentes, escolher histórias adequadas para esta faixa etária.
- Escolham um lugar aconchegante da casa, para todos poderem ficar confortáveis enquanto ouvem a história.
- Destinem um tempo para esta apreciarem a história. Vinte minutos são o suficiente. Não apresse o momento, ouça com atenção seus filhos. Vamos aprender juntos a aproveitar o tempo com qualidade: ouvir e ser ouvido.
- Desliguem os aparelhos tecnológicos no momento da contação de histórias. Lembre-se que aprendemos com o exemplo. Desligue seu celular também.
- Escolham as histórias que serão contadas.
- Façam um rodízio entre a família de quem contará a história. Mesmo quem tiver crianças pequenas, que ainda estão em processo de aquisição da leitura, devem participar deste rodízio. Deixe-as contar a história a partir da leitura das imagens ou dos textos que têm de memória. O que vale aqui é a ação do contar história e da apropriação do ato de ler.
- Após a leitura ou narrativa de memória da história, discutam o que ouviram, o que sentiram, se gostaram ou não, o que mais chamou a atenção. Importante este momento de reflexão do texto.
Dicas para escolher o tipo de história que mais atrativa, de acordo com a idade dos seus filhos:
| Idade | Tipo de narrativas |
| Até 3 anos: fase pré-mágica | – Histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza (humanizados). – Histórias de crianças. |
| 3 a 6 anos: fase mágica | – Histórias de repetição e acumulativas. – Histórias de fadas. |
| 7 anos | – Histórias de crianças, animais e encantamento. – Aventuras no meio ambiente próximo: família, comunidade. -Histórias de fadas. |
| 8 anos | – Histórias de fadas com enredo elaborado. – Histórias humorísticas. |
| 9 anos | – Histórias de fadas. – Histórias vinculadas à realidade. |
| 10 anos em diante | – Aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções. – Fábulas, mitos e lendas. – Narrativas mágicas com elementos de suspense, aventura. |
A leitura é libertadora e muito contribui para nossa formação. Dê este presente a você e a seus filhos. Este momento em família será de grande significado emocional e cognitivo para todos.
“Porque, no fundo, os livros são isso: conversações de vida. E sobre a vida, sim, é urgente aprender a conversar” – Yolanda Reyes

