Quando me formei em Pedagogia, minha amada avó que me criou, me deu um avental rosa e orgulhosa em disse que eu agora tinha umas das profissões mais importantes, mas nem sempre reconhecidas. Que nos dias difíceis eu me lembrasse do quanto um professor é marcante na vida de seu aluno.
O tempo passou, muitas vidas passaram por mim e hoje tenho o privilégio de andar por este país, visitando escolas públicas e privadas, para levar o debate por uma educação de qualidade. E nestas andanças me deparo com realidades, características e necessidades diferentes. Mas um ponto é comum, independente de onde eu esteja: o amor e dedicação dos professores e professoras.
E é este amor e dedicação que sempre me faz acreditar no que Paulo Freire nos falava: “a educação transforma as pessoas e as pessoas mudam o mundo.”
Assim, quero aqui começar agradecendo aos professores e professoras de todo o Brasil que todos os dias trabalham por um mundo com pessoas melhores.
Ser professor é esperançar, é tocar o mundo do outro com responsabilidade, é caminhar com o outro, é gostar de pessoas e suas histórias.
Ser professor é deixar marcas na vida dos estudantes. Como é bom encontrar um aluno já adulto, que te olha com os mesmos olhos de criança e nos diz: “oi, você foi minha professora, meu professor!”
É saber que estaremos guardados nas memórias e nos corações.
Ser professor é também sofrer por querer o melhor. Desejar que todas as crianças e jovens tenham seus direitos garantidos. É muitas vezes assumir papéis que não são nossos, mas necessários em certos momentos porque aquela pessoinha ali precisa de nós.
Somos a voz das crianças sem infância. O colo que o jovem nunca teve. O esperançar de uma comunidade. Somos educadores de toda a família.
Às vezes choramos. Às vezes sorrimos. Têm dias que dá vontade de desistir. Mas têm muitos outros dias que temos certeza de que escolhemos a profissão correta.
Ser professor é entender seu papel social. É andar sempre em grupo com aqueles que, como nós, acreditam no poder da educação.
É entender que juntos podemos mais. Que ao darmos as mãos uns para os outros chegamos mais longe.
Minha avó orgulhosamente contava para todos que encontrava que eu era professora.
Por isso hoje, para homenagear aos amigos e amigas que, como eu, são professores e professoras, eu lembro as palavras de minha amada avó quando me deu meu primeiro avental: que sempre nos orgulhemos de nossa escolha profissional e, que mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, nunca nos esqueçamos das vidas que tocamos.
E se puder aqui desejar que ganhássemos um presente, que ele fosse o verdadeiro reconhecimento e valorização de toda a sociedade, a este profissional que enfrenta diariamente tantos obstáculos para cumprir sua tarefa de fazer o outro aprender.
Parabéns, professores e professoras. Que continuemos a esperançar diariamente, de mãos dadas e focados em ofertar uma educação transformadora e humanizada.

